O design informacional é uma área do design gráfico que trabalha com projetos de visualização de dados. Tem como objetivo melhorar a forma como o usuário recebe informações independente do meio, seja digital ou analógico.

Shedroff (2000) apud Quintão e Triska (2014) afirma que “os princípios do design de informação têm origem no design gráfico e editorial.” Para o autor, o foco é organizar e apresentar dados, transformando-os em informação com sentido e valor de mercado.

International Institute for Information Design – IIID, define o design informacional como “definição, planejamento e modelagem do conteúdo de uma mensagem e os ambientes em que é apresentado, com a intenção de satisfazer as necessidades de informação dos destinatários”. (IIID, 2016)

Já para a Sociedade Brasileira de Design da Informação – SBDI, o design informacional

objetiva equacionar os aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos que envolvem os sistemas de informação. O princípio básico é otimizar o processo de aquisição efetiva de informação nos sistemas digitais. (SBDI, 2010)

Veja alguns protótipos de design informacional:

Figura 2: Rede viral

Figura 3: Infografic

Figura 4: Síntese de tendências

O objetivo desses projetos foi facilitar a interpretação de dados e informações dispersas na internet. Dessa forma, o usuário conseguiu assimilar a informação de uma maneira mais rápida e efetiva.